Há 20 anos atrás, Greg Girard e Ian Lambot publicaram "City of Darkness", um livro que documenta a vida na emblemática Kowloon Walled City em Hong Kong durante seu auge nos anos 1980. Quando a favela vertical foi demolida em 1993, esta série de fotografias, entrevistas e ensaios se tornou uma especie de homenagem póstuma, contando com textos fundamentais para compreender o lugar mais populoso que já existiu sobre a terra.
Duas décadas depois, Girard e Lambot revisitam o livro - e para financiá-lo lançaram uma campanha no Kickstarter.
Saiba mais sobre o que há de novo nesta edição e como você pode ajudar a financiar o livro.
Com duas décadas entre a publicação original e esta nova edição, Girard e Lambot puderam abordar a "City of Darkness Revisited" com novos olhos. No início dos anos 1990, a existência de Kowloon Walled City era uma questão recorrente e gerava muitas controvérsias políticas; agora, trata-se de um assunto histórico e cultural. Embora isto signifique que uma experiência direta em Kowloon não seja mais possível, por outro lado, isso significa que as pessoas podem estar mais abertas a conversar sobre as controvérsias relacionadas à cidade.
Isto permitiu novas interpretações sobre a arquitetura da cidade, sua situação legal, os mitos e verdades das atividades da Triad (espécie de crime organizado), e como a polícia se envolvia em cada etapa de seu desenvolvimento.
Há também ensaios que focam na vida dos habitantes de Kowloon desde sua demolição, explorando como a percepção da cidade mudou com o passar do tempo. Desde a época em que era evitada pelos habitantes de Hong Kong até agora, quando está sendo quase vista com orgulho, como parte da rica herança cultural do território.
A aparência do livro também está passando por uma grande revisão: além de novos gráficos de Susan Scott, o tempo e a distância também permitiram aos autores revisitar suas fotografias: "nós dois já nos deparamos com imagens omitidas ou pouco exploradas que nos fizeram questionar 'em que estávamos pensando?' O novo livro nos permitirá fazer alterações, adicionar imagens aqui e ali, e evidenciar outras que estavam anteriormente ocultas."
Novo material gráfico, tanto recente como antigo, também será utilizado: fotografias anteriormente não publicadas dos anos 60 e 70, além de diversos desenhos e imagens da cultura popular criadas desde a demolição que mostram como Kowloon continua a influenciar o imaginário de Hong Kong.
A nova edição de City of Darkness promete não apenas conservar seu status de livro oficial sobre a vida em Kowloon Walled City, mas também se tornar uma das principais publicações sobre Kowloon como um fenômeno urbano e cultural.
Para saber mais sobre esta nova edição, visite a campanha no Kickstarter.